Como utilizar ao Máximo o Espaço da Sala.

casa na web


A sala é o principal espaço de convivência da casa, e tendo pouca metragem fica mais difícil receber os amigos ou mesmo reunir a família.






Por isso, a cada dia os arquitetos buscam novas alternativas para ampliar esses ambientes ou aproveitar ao máximo os escassos metros quadrados disponíveis. Veja algumas das soluções adotadas por especialistas:

A estratégia mais comum é derrubar as paredes que separam as salas de estar, de jantar e a cozinha, integrando os ambientes. Para fazer isso, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados, como instalar uma coifa poderosa na cozinha para evitar que a gordura e o cheiro de fritura passem para as áreas sociais ou para os quartos.

Além da integração de ambientes, existem outros truques que facilitam bastante a vida de quem vive em apartamento pequeno. Um deles é colocar espelhos nas paredes da sala, o que dá a impressão de que o cômodo é maior. Outra dica é optar por portas corrediças.

decorar a sala

Pendurar coisas na parede também é uma ótima idéia para ganhar espaço. Ao fazer isso com a TV, por exemplo, o morador pode usar o aparador para colocar livros ou DVDs. O uso de prateleiras, em vez de estantes, também é uma boa opção, pois elas são mais versáteis e podem dividir o espaço da parede com outros itens, como um quadro ou a própria televisão.

decorar a sala

Na hora de pensar nos móveis, a máxima “menos é mais” continua valendo. “A pessoa deve optar por peças que não atrapalhem a circulação. Por exemplo, é melhor ter um sofá grande que peças pequenas espalhadas, que dão certo ar de desordem ao ambiente”, acredita a arquiteta Patricia Fairbanks, do escritório MVP Arquitetura, de São Paulo.

decorar a sala

Evite móveis muito profundos, muito largos ou com braços grandes. Ou ainda, cadeiras com braços e mesas quadradas. Aposte em sofás com apoio retrátil para os pés. “Ela proporciona conforto na hora de assistir TV, mas pode ser recolhida, deixando a sala muito mais ampla”, explica Patricia.

decorar a sala

Prefira as mesas retangulares ou redondas. Em ambientes pequenos é importante circular ao redor delas. Os móveis sob medida são uma boa saída, apesar de mais caros. “Gosto bastante de trabalhar com marcenaria sob medida, com um bom projeto podemos aproveitar cada centímetro disponível”, afirma Patricia.

decorar a sala

Até as cores usadas nas paredes ajudam a dar um respiro na sala. O mais recomendado é optar por paredes claras, que propagam a luz natural e não “fecham” o ambiente. Mas não precisa ficar tudo branco, com cara de hospital.

“Indico cores claras, mas se o morador quiser pontuar uma parede com uma cor mais forte, seja na pintura, no papel de parede ou em uma tela grande, acho válido”, finaliza a arquiteta.

decorar a sala


decorar a sala


decorar a sala


decorar a sala


decorar a sala


decorar a sala

Serviços:



Fonte: Portal Terra.

Edição e Publicação | Equipe | Morar Melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Morar Melhor.
www.morarmelhor.com

Divulgue seus projetos no Morar Melhor, é Simples, Clique Aqui e envie um Email com seus contatos.