Como renovar sua Casa, com pequenas Mudanças.




Mudanças são bem-vindas e necessárias. Muitas vezes atravessamos períodos que parecem nos pedir algumas mudanças, em coisas que nos rodeiam. 




Esta forma simples de rever algumas coisas que já há muito tempo fazem parte de nossas vidas, pode ser começada de formas simples, trocando pequenas peças da decoração do lar.


Mesmo que estas trocas signifiquem pouco em um primeiro momento, elas são muito importantes, pois serão formas visíveis de perceber que você está entrando em uma nova fase, permitindo-se caminhar por novos hábitos, colocando à vista as novas possibilidades que chegarão em pequenos detalhes para a sua vida. 

Para que você perceba o quão significativas podem ser estas pequenas escolhas, que darão ao seu lar um ambiente novo, trouxemos algumas sugestões que poderão servir como um guia para que, cada espaço do seu lar possa ter alternativas interessantes, quanto a um novo jeito de decorar sua casa.

Por isso, se a sua vida pede um momento de renovação, comece com estas dicas simples, mas que a médio e longo prazo trarão uma grande diferença, quanto a forma de você ter novas possibilidades, novas descobertas e, assim, novas sensações em casa.

Aproveite estas dicas e comece a ter inspirações agora mesmo. Temos certeza de que, com pequenas, mudanças, grandes e ótimas transformações surgirão na sua rotina. Venha conosco! 

Pratique o desapego:

É comum que, com o passar do tempo, acumulemos objetos e itens que nem sempre são necessários para o nosso dia a dia. Esta forma de nos apegar a coisas que acabam ficando esquecidas com o passar do tempo, acaba trazendo uma poluição visual que se acumula nos ambientes de sua casa sem que você perceba. 

As recordações destes objetos influenciam para que eles permaneçam por muito tempo no seu lar. Por isso, praticar o desapego é fundamental. Se desfazer de objetos já envelhecidos há muito tempo na decoração, deixará o seu ambiente com aspecto mais clean e acolhedor, além de dar espaço para novos itens que poderão ser parte de novas experiências pessoais a quais você se dedicar em momentos de renovação pessoal.

Um ótimo exemplo de ambiente clean, é este lindo projeto da arquiteta Maria Cristina Rinaldi, de Porto Alegre (RS), que deixou a cozinha com um aspecto limpo, acolhedor e muito interessante. 


Pinte uma parede:

Pequenas mudanças realmente trazem grandes transformações. E para isto, você nem precisará fazer muito esforço. Escolha uma parede de um de seus ambientes para receber uma pintura diferente das demais paredes. 

Se possível, escolha uma cor que transpareça muita personalidade e fique ótima para combinar com outros elementos decorativos. 

Um ótimo local para isto, é a parede no fundo da sala, às costas do sofá ou poltrona, como podemos observar neste ótimo projeto do arquiteto Carlos Salles, do Rio de Janeiro. Com uma parede contrastando no ambiente, a decoração ganhou mais personalidade. A opção de instalar lâmpadas que direcionam a iluminação para os elementos decorativos no espaço, deixou o ambiente ainda mais elegante e acolhedor.


Capriche na roupa de cama:

A composição dos tecidos que fazem parte da decoração do seu lar, dizem muito sobre o clima no ambiente. Por isso, uma ótima e simples forma de proporcionar uma mudança significativa no seu quarto, é trocar a roupa de camas por cores e texturas que proporcionem a sensação de renovação. 

Se possível, opte também por novos elementos decorativos que tenham tons de cores parecidos com os novos tecidos, como podemos notar neste lindo quarto, que somou perfeitamente os tons escuros e elegantes da colcha de cama, com os quadros ao fundo e o teto perfeitamente elegante. 


Quarto só para relaxar:

É essencial que você tenha no quarto um ambiente para total relaxamento. E isto não é uma mudança que deva ser feita apenas nos conjuntos de lençóis e objetos decorativos. Estas mudanças devem ser feitas também para a rotina do ambiente, como por exemplo, não utilizar o quarto para atividades profissionais ou que proporcionem horas de tensão. Lembre-se de ver no seu quarto o local perfeito como refúgio, onde apenas as horas de descanso seja associadas ao ambiente.


Decoração alegre:

Cores realmente transformam o ambiente. E se a ideia é deixar a decoração do lar mais alegre, a opção de trocar seus antigos móveis por peças mais coloridas, certamente levantarão o astral do seu lar. 

Neste projeto belíssimo realizado pelo escritório Complementto D, de Maceió (AL), a excelente ideia de aplicar adesivos coloridos a um espaço restrito da parede, ofereceu ao ambiente uma composição decorativa mais artística, que, somada ao conjunto de cadeiras amarelas para o espaço social, chegou ao um resultado fantástico e muito alegre.


Escolha um quadro novo:

Peças decorativas que marcam o espaço, quando trocadas, oferecem renovação para o ambiente onde estão instaladas. Um exemplo disto é a opção por quadros novos em uma sala de estar. 

Seja em conjuntos de tamanhos pequenos ou peças em tamanho maior, a composição por novos quadros deixará o ambiente com aparência renovada, trazendo novamente olhares interessantes para a decoração. Caso não seja possível a compra de novos quadros, redistribua as peças que você já tem no ambiente. Isto ajudará a permitir pequenas, mas significativas mudanças no espaço. 

Neste projeto do escritório Rutestedile Interiores e Arquitetos Associados, de São Paulo (SP), optou pela presença do lindo quadro modernista, que preencheu perfeitamente o espaço ao fundo da sala de estar, fazendo com que a peça permaneça como interesse focal em meio ao ambiente decorado com peças modernas.


Redecore o banheiro:

Por ser um ambiente pequeno, o banheiro geralmente oferece opções fáceis e práticas de redecoração. Seja com a utilização de novos conjuntos de prateleiras, a troca dos tapetes ou espelhos ou a aplicação de adesivos decorativos para azulejos, as possibilidades práticas de mudanças no seu banheiro serão amplas e muito interessantes. Basta usar a criatividade!


Inclua plantas: 

A opção por plantas, além de renovar o ambiente deixando-o mais fresco, é muito interessante também como elemento terapêutico. Por isso, se possível, defina um pequeno espaço no seu lar para a criação de um jardim interno. 

Se você possuir quintal, excelente, caso contrário, busque espaços bem arejados, onde a luz natural é sempre constante, como varanda e locais próximos a janelas. Quer uma boa inspiração? Contemple este lindo jardim de inverno com decorações verticais planejadas pelo escritório MC3 Arquitetura, Paisagismo e Interiores, de Santo André (SP).


Escolha novos objetos decorativos:

Se a renovação é a pauta, que tal a opção de trocar os elementos decorativos? Como já falamos anteriormente, a experiência do desapego é fundamental para que o seu lar ganhe um aspecto de renovação. Uma ótima forma de começar esta mudança é definir um estilo de decoração e seguir em frente com a troca gradual de elementos de sua decoração. Na imagem, um ótimo projeto realizado pelo arquiteto Márcio Campos, de São Paulo (SP). 


Renove o guarda-roupa:

Agora que você já efetuou as pequenas e significativas mudanças no seu lar, que tal agora ir para as peças do seu guarda-roupa e renovar definitivamente a sua rotina? Com estas mudanças, você certamente terá todas as possibilidades de renovar os seus hábitos e, assim, começar novos caminhos. Na imagem, um ótimo projeto do escritório Projecta Arquitetura, de Uberlândia (MG).



Serviços:




Fonte: Homify

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Morar Melhor.
www.morarmelhor.com