Beleza e sustentabilidade na Iluminação.





Um projeto de iluminação de qualidade precisa reunir vários aspectos, para que o resultado final seja harmonioso e prático. 






Existem características que podem ser valorizadas juntas, sem precisar tirar o brilho de nenhuma delas. Cada ambiente precisa de um tipo de iluminação dependendo da atividade que é exercida, e a maneira como os detalhes devem ser ressaltados para valorizar a beleza do local.

Na cozinha, por exemplo, como é um lugar em que o nível de manuseio de fogo, panelas quentes e facas é alto, o projeto de iluminação precisa levar em consideração a segurança do ambiente. Mas, não pode deixar de lado a beleza do projeto. Por isso, é preciso avaliar pontos diretos e indiretos, lustres e outros acessórios que podem deixar a cozinha iluminada e bonita.

Além disso, atualmente, cada vez mais a sustentabilidade também está no discurso e na prática de vários projetos. Por isso, não é possível deixar de lado questionamentos como economia de energia, geração de resíduos e como ser mais sustentável. 

Abaixo, veja alguns pontos que evidenciam como beleza e sustentabilidade, caminham juntos em projetos de iluminação.

1. Luz como decoração:

Você já viu um local sem projetos de iluminação adequados e planejados? A luz faz toda diferença e, pode sim, ser utilizado como um elemento na decoração de diversos ambientes. 

As lâmpadas LED, por exemplo, são fléxiveis e podem ser usadas para valorizar o design interior de cada ambiente e servir como decoração da sala ou escritótios. Além de possibilitar que a intensidade de luz seja regulada, o LED hoje pode ser encontrado em várias cores diferentes. Além de evidenciar a beleza, a sustentabilidade é garantida com o uso correto dos produtos. 

2. Diferentes formas para diferentes efeitos:

Projetos de iluminação precisam levar em conta as necessidades de cada ambiente. O quarto de casal, por exemplo, não pode ter uma luz direta, agressiva e fria.




É um local que pede por uma iluminação mais aconchegante e com elementos decorativos charmosos. Abajures ajudam e fazem toda a diferença nesse sentido.





Uma boa dica é fazer uso de luminárias nas cabeceiras, com acendimento independente, para que no caso do casal, cada um possa acender no momento que preferir sem que atrapalhe o outro. Neste caso, podemos fazer uso de luminárias de coluna e pendentes. 

Deixe a iluminação direta, ou seja, uso de spots apenas direcionados a algum móvel, obra de arte ou efeito na parede. Pode-se fazer uso de filtros ou lâmpadas de led para que a luz fique mais suave, sempre com acendimento independente das demais.

Lembre-se de não localizar nenhuma iluminação diretamente sobre as pessoas, ou seja, no caso do quarto, sobre a cama. Outra dica é a utilização do “dimmer” que controla a intensidade da luz e possibilitam compor cenários charmosos e intimistas.

3. Outras aplicações do LED:

Hoje, a tecnologia LED fez com que fosse possível encontrar no mercado diversas formas da lâmpada. Fita, painéis, globos e velas são alguns exemplos de formatos, que podem ser adaptados de acordo com a necessidade do projeto. 

Caso você tenha uma loja e queira que seus produtos fiquem em destaque, é possível fazer um projeto de iluminação com tecnologia LED dentro de nichos e prateleiras. A solução além de ser segura, pois não há emissão de calor e, portanto, não danificará os objetos expostos, também é focada na beleza. 

4. Maior durabilidade dos projetos de Iluminação:

A maioria das pessoas busca projetos de iluminação que esteja a frente do seu tempo. Ou então que, pelo menos, reúna as últimas tendências de decoração e sustentabilidade. 

Nesse sentido, um projeto de iluminação de LED, por exemplo, alia as duas frentes. Isso acontece porque a durabilidade de uma lâmpada LED é significativamente mais alta do que uma lâmpada convencional. Por isso, não é preciso trocar as lâmpadas da sua casa ou ambiente de trabalho com frequência. Além de diminuir o consumo, também há menos geração de resíduos.

Serviços:




Foto do Meio - Projeto Quarto de Casal da Lage e Falqueto Interiores. Destaque para o pendente sobre o criado, spots de dicroicas dando destaque no papel de parede, uso da fita de led embutida na estante e rasgo com iluminação fluorescente delimita o caminho de forma suave. Cabeceira estofada em tecido tipo veludo, e tapete da Lider Interiores.


Fonte: Abc do Led.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Morar Melhor.
www.morarmelhor.com