Estilos de Decoração para Cozinhas.






Quando falamos em decorar uma casa, a cozinha vem ganhando cada vez mais prioridade!





Se está nos seus planos reformar ou construir uma cozinha, o primeiro passo é escolher o estilo que você quer que ela tenha: moderna, vintage, urbana, rústica, industrial, entre outros.

Veja conosco algumas inspirações, e escolha a que mais combina com você!

1. Cozinha Rústica:

O que prevalece na decoração de uma cozinha rústica é sem dúvida a madeira. Ela é a protagonista nesse tipo de ambiente. Os equipamentos de cozinha geralmente são pendurados em um suporte em cima do forno, ou há também uma prateleira com panelas e eletrodomésticos mais usados para o dia a dia. 

O cômodo tem cara de antigo, mas possui um toque de modernidade, como a bancada em cor clara, com banquetas, que pode substituir a mesa tradicional.



2. Cozinha Industrial:

A cozinha industrial é aquela que tem uma cara de inacabada devido as tubulações aparentes, madeira, metal e concreto. Na sua decoração, o inox também é muito usado, assim como os tons cinzas: panelões, fogão, geladeira, parede de cimento queimado, coifa, entre outros acessórios. Ela fica linda quando combina cores fortes, como o laranja ou o amarelo, na decoração.



3. Cozinha Vintage:

A cozinha vintage utiliza aparelhos e itens antigos mesmo, que podem até passar por um trabalho de restauração, mas conservam as características da época. Os tons claros são os preferidos neste tipo de decoração, especialmente os pastéis.

Aqui, os móveis de cozinha mais rústicos se misturam aos tradicionais guardanapos de tecido e louças de porcelana do tempo da sua avó. Derivando principalmente das décadas de 40 e 50, a decoração vintage é uma fusão de diversos estilos, que pode imprimir exatamente a personalidade suave e nostálgica que deseja para seu espaço.



4. Cozinha Urbana: 

O mix e o contraste de tonalidades fortes com suaves, é um ponto que marca presença nas cozinhas urbanas. Modernidade e jovialidade são palavras de ordem na decoração urbana, e isso vale também para os eletrodomésticos e utensílios.

Panelas com cores irreverentes e em destaque. A parede de lousa que pode ter desenhos, o grafite dos grandes centros urbanos, combinada com adesivos estampados que podem ir na parede ou revestir a bancada, no caso de uma cozinha americana.



5. Cozinha Romântica:

A cozinha romântica tem uma decoração delicada, charmosa e aconchegante. O foco desse tipo de decoração é criar um ambiente clássico, com referências modernas e que transmita leveza e tranquilidade. 

Embora este tipo de decoração tenha um visual mais feminino, é possível agradar também aos homens. Um lustre diferenciado dará um toque refinado ao local, por exemplo, acompanhado de um papel de parede com estampa floral ou xadrez.



6. Cozinha Retrô: 

É importante lembrar que retrô e vintage são estilos diferentes. O retrô tem um jeito de ambiente antigo, com charme, mas as peças são releituras, ou seja, modernas com apenas a carinha de outras décadas. 

Há no mercado diversas marcas de eletrodomésticos atuais que seguem essa tendência com cores vibrantes e inspirações de décadas passadas, assim como os revestimentos estampados. A geladeira vermelha é, sem dúvida, uma grade marca desse estilo, deixando o espaço alegre e inspirador.



7. Cozinha nórdica:

A sobriedade e elegância são a chave para esta cozinha nórdica de inspiração vintage. O espaço apresenta uma tonalidade clara, com tom de madeira no piso e móveis de madeira branca. 

Tem um design minimalista em que os tons neutros das paredes declinam em harmonia com o tampo escuro da pia. Para conseguir uma cozinha assim, é necessário evitar as lacas brilhantes e as cores contrastantes, e também fugir dos grandes contrastes de materiais.



8. Cozinha Moderna:

As cozinhas modernas devem ser atraentes e funcionais. Por isso, o cinza é uma cor muito procurada para compor esse tipo de cozinha, por se tratar de uma cor mais versátil, que transpira modernidade, um intermédio entre o preto e o branco.

Além disso, o tom não passa uma aparência fria, e nem diminui a luminosidade do ambiente ao contrário do preto, por exemplo. A ilha, que consiste em um espaço no centro do ambiente destinado a refeições, armazenamento de utensílios e preparação dos alimentos, tem tudo a ver com a cozinha moderna e é um item que não pode faltar.



9. Cozinha Escandinava:

A cozinha no estilo escandinavo tem sua decoração sutil, delicada, básica e minimalista. Apresenta um interior limpo, claro, arejado, mas ao mesmo tempo aconchegante e convidativo. 

Nota-se um excesso de branco, o que torna o ambiente muito sóbrio. Para quebrar a frieza do branco, a dica é utilizar materiais naturais, como madeira. Faz parte da composição também utilizar o contraste de móveis modernos de linhas retas, e design simples com detalhes clássicos e vintage.



10. Cozinha Contemporânea:

A decoração de uma cozinha contemporânea é clean, prevalece a combinação de aço, madeira e vidro. Apresenta também mobiliário de linhas retas e de materiais pouco trabalhados, onde o menos é mais. Nos acabamentos o mobiliário pode receber o verniz, metais, pintura ou laca. O piso predominante é o porcelanato, em tons claros ou preto.


Serviços:




Fonte: Habitissimo


Divulgue seus projetos no Morar Melhor, é Simples, Clique Aqui e envie um Email com seus contatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Morar Melhor.
www.morarmelhor.com