Projeto adapta Espaços a novas Funções.





Esta é a reforma de uma cobertura do Eiffel, edifício projetado por Oscar Niemeyer na década de 1950. 






Originalmente caracterizada por uma marquise curva, a cobertura encontrava-se bastante alterada quando o projeto foi iniciado.

Diante do valor histórico do edifício de Niemeyer, o arquiteto Fulvio Roxo Ramos estabeleceu que o projeto deveria revelar a marquise e outros elementos originais. O desafio consistiu em combinar o resgate do desenho de Niemeyer à necessidade de adaptar o espaço a uma nova função, a de abrigar visitantes e familiares de forma independente do restante do apartamento.

Isto deveria ser feito sem modificar a configuração da atual fachada, e da linha de projeção da cobertura devido a uma norma estabelecida pelo condomínio.


A estratégia adotada foi eliminar paredes internas e adições não originais, que antes compartimentavam o espaço, de modo a revelar um ambiente integrado servido por uma bancada de cozinha numa extremidade, e por um banheiro na outra. Uma cortina permite separar a área do quarto e do banheiro, criando uma suíte na ala oposta à da cozinha.


Além disso, o antigo forro que antes escondia a marquise foi removido e um novo forro rebaixado foi instalado apenas nas adições de cobertura, expondo a marquise original com seu pé direito máximo e diferenciando elementos originais daqueles adicionados ao longo do tempo.


O piso interno recebeu tacos de nogueira, e a varanda um deck de Cumaru, madeira resistente à chuva. As paredes internas foram pintadas com tintas à base de terra e ao longo da linha dos caixilhos foram instaladas cortinas de linho, o que permite que os moradores possam alternar entre um espaço íntimo e a vista privilegiada da Praça da República.

Veja mais fotos deste Projeto:







Serviços:



Fonte: Casa de Valentina.


Divulgue seus projetos no Morar Melhor, é Simples, Clique Aqui e envie um Email com seus contatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Nome e Email ao final da Mensagem, caso deseje alguma informação específica.

Atenciosamente.

Morar Melhor.
www.morarmelhor.com